logo
MG Minas Gerais
Clube Mineiro de Caçadores



HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DO CLUBE MINEIRO DOS CAÇADORES
A história de fundação do CMC coincide e se confunde com a história da cidade de Belo Horizonte. É que na década de 1910 o governo precisava contratar artífices (operários especializados em algumas atividades da construção civil) para a construção da nova capital mineira. Mas, diante da escassez destes profissionais no mercado de trabalho brasileiro, os governantes publicaram anúncios nos jornais europeus convidando operários daquele continente para virem morar e trabalhar na construção da cidade.

Assim foi que uma enorme colônia de italianos veio para a capital. Como eles eram apaixonados pela caça e pelo tiro esportivo, resolveram fundar um clube que lhes permitisse continuar praticando estes esportes, o que culminou com a fundação do Clube Mineiro dos Caçadores em 1931, no bairro da Serra, aos pés da imponente Serra do Curral.

Mais tarde juntaram-se aos italianos outros imigrantes europeus e, como não poderia deixar de ser, os próprios brasileiros.

Na década de 70, com o crescimento da capital, diante do risco de acontecer acidentes em virtude dos disparos das armas, o CMC alterou sua sede para a cidade mineira de Santa Luzia, em meados do ano de 1978.

A nova sede foi construída tendo por modelo arquitetônico o clube de tiro esportivo de Munique, na Alemanha, e em 2016 foi escolhido como local de treinamento e preparação para a equipe inglesa de tiro olímpico, visando a sua participação nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Uma curiosidade é que a história de fundação do CMC coincide não só com a história de Belo Horizonte. É que os mesmos italianos que o fundaram foram os responsáveis também pela fundação, em 1921, da Sociedade Esportiva Palestra Italia, clube hoje conhecido como Cruzeiro Esporte Clube.

Obs.: esta história foi escrita com a ajuda do sócio-atirador Flávio Vieira, membro do clube desde 1970.

E ASSIM O TEMPO PASSOU...
históriahistóriahistóriahistóriahistória
logo
Facebook Youtube Instagram

Rua Gama Neto, 1120 - Barreiro do Amaral - Santa Luzia - MG

phone(31) 3642-3530

terça a sábado das 7h30 às 15h e Domingo das 7h30 às 13h

O Clube
Técnico
Mídias
logo academia do tiro